Educação Inclusiva

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Relato de Observação de Síndrome de Tourette

Já vimos que o transtorno de Tourrete, é uma doença degenerativa do sistema nervoso central caracterizado por múltiplos tiques motores e/ou tiques vocais.O paciente observado é do sexo masculino e tem 14 anos. Seu diagnóstico inicial foi de transtorno de conduta, sendo administrados altas doses de ácido valpróico, rispiridona e imipramina, durante aproximadamente um ano. Não observando melhoras e alterações com o uso contínuo de medicação, foi sugerido por seus cuidadores (este é um menino institucionalizado), que seu diagnóstico fosse revisto, tendo como base os relatos e observações da equipe.
Foi dado o novo diagnóstico de Síndrome de Tourrete. A medicação rispiridona foi suspensa, e acrescentada o uso de clorpromazina (neuroeplético e antipsicótico), que está sendo administrado durante um mês, para controle do transtorno, tendo atingido satisfação parcial.
Esse paciente foi observado, durante 30 dias para realização do relatório.
O paciente não é sociável, apresentando muitas dificuldades em atividades coletivas e que exijam cooperação.
Tem tendência ao isolamento, e sempre que faz alguma atividade (assistir televisão, por exemplo), inclina o tronco para frente e para trás, em movimentos repetitivos. Também foram observadas algumas falas comuns, porém fora de contexto, além de depressão, ansiedade e enurese noturna.
Além das medicações administradas, o paciente freqüenta o CAPS, um serviço da rede própria municipal, onde são desenvolvidas oficinas, terapias em grupo e individuais.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial