Educação Inclusiva

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ANÁLISE DA AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA

A aula inclusiva apresentada aos nossos colegas do 3º semestre de pedagogia foi realizada no dia 14/05/2009, nos primeiros períodos da disciplina de Educação e Corporeidade, ministrada pela professora Alessandra Quadros.

A aula foi toda pensada e planejada, com o ideal de inclusão, para alunos portadores de necessidades educativas especiais, em especial, para alunos com a síndrome de Tourrete, por nós pesquisada.

Num primeiro momento, uma de nós (Vanessa), propôs uma dinâmica com música, a qual dava orientações aos colegas, com o intuito de aquecer, integrar e “quebrar o gelo”. Todos os colegas participaram de maneira satisfatória, embora alguns apresentassem certa resistência em “soltar a criança que existe dentro de nós”.

Em seguida, sugerimos uma nova atividade, voltada à percepção, estimulando os sentidos. Foi surpreendente, saber que após algum tempo juntos, alguns ainda não soubessem dizer o nome do colega, o qual deveria adivinhar quem era. Observamos que mesmo entre adultos, não haja total conhecimento e até mesmo integração, entre nós.

Com ajuda de alguns colegas mais integrados e participativos, a segunda atividade, apresentada pela colega Viviane, deu-se com a participação de todos, já mais relaxados e descontraídos.

Para finalizar, a colega Anne, sugeriu uma nova brincadeira, com um nível um pouco mais alto de complexidade, onde se dividiam em grupos, e a cooperação, sintonia e competitividade, foram exploradas.

Ao final da aula, todos estavam sorrindo, suando e conversando, mesmo aqueles que no dia a dia, não tem muito contato.

Certamente, constatamos a importância de um planejamento, pensado amplamente, para a realidade do grupo, para que sejam trabalhadas todas as suas necessidades, e com isso, os objetivos sejam alcançados.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial