Educação Inclusiva

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PLANO DE AULA

ASSUNTO: A Importância de reciclar: separando e reaproveitando.
IDENTIFICAÇÃO
O plano de aula será desenvolvido na escola de Ensino Fundamental Incompleto Crescer e Conhecer, direcionado aos alunos do 4° ano e as professoras responsáveis serão Eliane e Michele.
As matérias abordadas no projeto serão português, Estudos Sociais e Educação Artística, no dia 05 de junho dia do meio ambiente.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Aprender como se dá a separação do lixo e o que pode ser feito com esse material selecionado.

CONTEÚDOS
No dia 5 de junho, dia do meio ambiente serão feitas atividades diversas, de acordo com as disciplinas que os alunos terão no respectivo dia.
Na aula de português será trabalhado a produção textual, na de Estudos Sociais pesquisas bibliográficas e na de Educação Artística cartazes expondo o que foi aprendido.

METAS
Em um dia trabalhar atividades relacionadas ao dia do meio ambiente e a importância da reciclagem do lixo, de modo que 80% dos alunos consigam se conscientizar dessa importância.

ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Serão passados vídeos explicativos e recolhimento de material para a construção de objetos à partir de material reciclado.

METODOLOGIA
Serão promovidas no dia 5 de junho diversas atividades relacionadas com o tema Reciclagem e envolverá algumas das matérias estudadas pelos os alunos. As matérias abordadas no projeto serão Português, Estudos Sociais e Educação Artística.
As crianças terão acesso aos materiais que podem ser reciclados, aprendendo assim sobre a importância de reciclar.

SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Através das informações passadas ao longo da semana, neste dia serão solicitadas aos alunos as seguintes atividades, produção textual, cartazes feitos de recortes de revistas, pesquisas em livros sobre o meio ambiente e buscando saber os benefícios que nos traz a reciclagem do lixo. Confecção de brinquedos à partir de material reciclado e exposições dos objetos construídos.

RECURSOS
Para a realização do projeto será necessário cartolinas, folhas de ofício, canetas, tintas, lápis de cor e canetinhas, sucatas, tais como, papelão, garrafas pets, tampinhas, etc. Panfletos informativos e acesso a biblioteca da escola.

AVALIAÇÃO
Os alunos serão avaliados quantitativamente e qualitativamente sob diversos aspectos, como: Em produção textual, fazendo uma redação sobre a “ Importância do meio ambiente”, confecções de cartazes, trabalhos manuais como brinquedos com materiais reciclados, pesquisas realizadas e no interesse, na participação e na responsabilidade com os trabalhos.

OBS: Na sala de aula, há alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Síndorme de Tourette e Tiques), que poderá no decorrer das atividades se manifestarem ou não.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial