Educação Inclusiva

quarta-feira, 10 de junho de 2009

PLANO DE AULA: Educação e Corporeidade

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO

Escola: Municipal de Ensino Fundamental Padre Francisco Rieger
Turma: Manhã
Série:
Professoras: Anne Caroline, Viviane Santiliano e Vanessa Marques
Data: 14/05/2009
Síndrome de Tourette e Tiques

Objetivo Geral:
Compreender a importância da inclusão, realizando atividades pedagógicas de integração e socialização.

Objetivo Específico:
Desenvolver brincadeiras estimulando uma melhor integração entre as crianças.
Desenvolver a percepção, equilíbrio e coordenação para um melhor domínio do corpo.

Método: Global.

Recursos:
- Venda para os olhos;
- Bola de meia ou balão.

Organização pragmática do tempo de aula: 45 min.

Parte inicial: 10min.

- Orientação sobre a aula.
- Aquecimento:
Caminhar livremente pela quadra ou sala de aula, segurando duas partes do corpo ao mesmo tempo:
. Mão na coxa e na cabeça;
. Mão no ombro e na cintura;
. Mão no pé e no nariz.

Parte principal: 25 min.

1- Descubra pelo tato

Formação: O professor afasta as carteiras para dar mais espaço na sala, e pede aos alunos que formem uma roda, de mãos dadas.
No centro da roda, coloca um aluno com os olhos vendados.
Desenvolvimento: A um sinal do professor, os alunos começam a girar a roda bem devagar.
O aluno que está no centro da roda fala:
-Parar a roda!
Os alunos então param de rodar, permanecendo de mãos dadas, e o que está no centro da roda se aproxima de algum colega e tenta tocá-lo. O colega, sem tirar os pés do chão, desvia o corpo, inclinando-o para frente, para trás, para os lados e se abaixa, para evitar ser tocado.
Se o aluno vendado conseguir tocar no colega, deverá identificá-lo, somente pelo tato. Se depois de duas tentativas não conseguirmos, será substituído por outro, depois de pagar alguma prenda.
Se, no entanto, conseguir identificar o colega, terá o direito de permanecer mais uma vez no centro da roda.

2- Elefantinho Colorido.

Como brincar: uma criança é escolhida para comandar. Ela fica na frente das demais e diz: “Elefantinho Colorido!” O grupo responde: que cor? O comandante escolhe uma cor e os demais saem correndo para tocar em algo que tenha aquela tonalidade. Sorte de quem estiver com a cor da roupa. Se o pegador encostar-se a uma criança antes de ela chegar à cor, ela está capturada. O comandante em de escolher uma cor que não está em local de fácil acesso para dificultar o trabalho dos demais.
Vence a brincadeira quem ficar por último.

3- Jogue bata e pegue

Formação: O professor divide a turma em equipes, de acordo com o número de fileiras de carteiras da sala.
Os alunos devem ficar em pé ao lado de suas carteiras, com a mão direita no ombro do colega da frente. O professor entregará ao primeiro aluno de cada equipe uma bola de meia.
Desenvolvimento: Ao sinal do professor, o primeiro aluno de cada equipe passará a bola para o colega de trás com a mão esquerda (sem deixa - lá cair), até que se chegue ao último aluno.
Chegando-se ao último aluno, este jogará a bola para o alto, batendo duas palmas; pega-a e a entrega ao colega da frente, que fará o mesmo, até que se chegue novamente ao primeiro aluno.
Será vitoriosa a equipe que terminar primeiro. A brincadeira continua até que cesse o interesse.

4- Nem sim, nem não

Forma-se um círculo com os participantes do jogo; cada jogador fará uma pergunta para o vizinho da direita; o jogador interrogado deverá responder a pergunta, porém não poderá dizer nem sim, nem não; quem disser, será excluído da brincadeira.

Parte final: 10 min.
Formar um círculo; um dos alunos será guia que deverá fazer diferentes movimentos para os colegas imitarem.
Relaxamento: Respirando e imaginando: Cheira uma flor e apaga uma vela.
Rodinha: Conversação sobre a aula.

OBS: Na sala de aula, há alunos com Necessidades Educacionais Especiais (Síndorme de Tourette e Tiques), que poderá no decorrer das atividades se manifestarem ou não.

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