Educação Inclusiva

sexta-feira, 12 de junho de 2009



JUSTIFICATIVA

Estamos no século XXI, e o contexto social em que educadores e educandos estão inseridos, mostra que a preocupação com o ensino e seus protagonistas é urgente e necessária para o futuro do país, social e culturalmente.
O processo educativo da educação inclusiva rompe com a tradição conservadorista de uma elite opressora, socializando o indivíduo e articulando uma política ativa, refletindo uma cultura de luta.
Tendo em vista essa permanente preocupação, esboçado nos textos lidos e em nossa própria prática, passamos a investigar e compreender o perfil e a forma de atuação desses profissionais, para que possamos através de dados e observações, mostrar os pontos a melhorar em relação à inclusão de alunos portadores de necessidades especiais.
Mas além de projeções e concretizações, a preocupação ainda é muito grande com a forma como se dá a inserção desse aluno, visto que os recursos são limitados, muitas vezes subestimando o aluno e configurando condições excludentes dentro da sala de aula.
Refletir sobre as questões de uma escola de qualidade para todos, incluindo alunos e professores, através da perspectiva sócio-cultural significa que nós temos de considerar, dentre outros fatores, a visão ideológica de realidade e do meio onde está inserido.
Na escola inclusiva o processo educativo é entendido como um processo social, onde todas as crianças portadoras de necessidades especiais e de distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do normal.
“As escolas integradoras constituem um meio favorável à consecução da igualdade de oportunidades de completa participação; mas, para ter êxito, requerem um esforço comum, não só dos professores e do pessoal restante da escola, mas também dos colegas, pais, famílias e voluntários. A reforma das instituições sociais não só é um tarefa técnica, mas também depende, antes de tudo, da convicção, do compromisso e da boa vontade de todos os indivíduos que integram a sociedade.” (Brasil, 1994, p.24)

A escola inclusiva muda os papéis tradicionais dos professores e da equipe técnica da escola. Os professores tornam-se mais próximos dos alunos, na captação das suas maiores dificuldades. O suporte aos professores da classe comum é essencial, para o bom andamento do processo de ensino-aprendizagem.

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