Educação Inclusiva

sexta-feira, 12 de junho de 2009

INTRODUÇÃO

Na realidade atual as formas de escolarização oferecidas a crianças com necessidades educacionais especiais podem ser em instituições especiais, classes especiais e a escola regular.
Um dos grandes assuntos que vêm sendo discutido no âmbito da educação é a inclusão de indivíduos portadores tidos com necessidades educacionais especiais em uma sala de aula regular, onde já ocorre a inserção, mas é comum que sejam poucos alunos em uma escola, sendo um ou dois por sala.
A LDB/96 delega a família, a escola e sociedade o compromisso para a efetivação de uma escola para todos. A sociedade está sofrendo mudanças, que precisam ser trabalhadas e adaptadas , assim como a capacidade solidária entra as pessoas, mas felizmente o movimento inclusivo já é real em alguns lugares.
São vários os conflitos que vem sendo enfrentados para a concretização dos ideais de inclusão, tais como, relações políticas, sociais e acesso. Portanto, vemos que a educação para todos não se refere apenas à educação em si.
O presente trabalho busca analisar políticas de atendimento na área de educação especial, procurando inseri-las no atual quadro das mudanças, apontando questões e desafios das práticas pedagógicas dirigidas aos alunos.
Diante dessa realidade, a escola não pode mais continuar ignorando os acontecimentos do mundo; ela é um espelho da sociedade, e se a sociedade muda, ela tem a obrigação de mudar também. Se a sociedade somos todos, a escola é para todos.

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